Mania ou Hipomania?

Dizem que existem dois polos no Transtorno Bipolar (TB) e, de fato, existem. Porém, muitas pessoas definem os polos a partir de emoções como felicidade e tristeza.

Digo desde já que isso é um erro.

Uma forma mais adequada seria interpretar os polos em termos de energia ou ativação. Sendo assim, um polo teria menos energia, enquanto o outro teria mais.

Aqui, vamos falar apenas do polo que apresenta mais energia, o da mania e hipomania.

Para começar, devo dizer que, quando falamos em mania no TB, não estamos falando na mesma “mania” do senso comum, como “mania de limpeza”, por exemplo. Mas, estamos falando de um estado de humor elevado, expansivo ou irritável, que contempla três ou mais dos seguintes sintomas:

✅ Aumento da autoestima ou crenças de grandiosidade;
✅ Redução da necessidade de sono (diferente de insônia);
✅ Aumento da fala ou necessidade de estar falando;
✅ Sensação de pensamentos acelerados que pode ser acompanhada de fuga de ideias;
✅ Maiores níveis de distração;
✅ Aumento da atividade dirigida para objetivos, seja no aprendizado, trabalho, sexo, relações sociais, ou agitação psicomotora;
✅ Envolvimento em atividades com risco em potencial, como indiscrições sexuais e gastos excessivos.

Ok. Mas e a hipomania? “Hipo” significa menos, menor ou inferior. Então, “Hipo” + “mania” significa uma mania “menor”, ou menos grave.

Para diferenciar a gravidade, o clínico precisa avaliar se o humor expansivo gera prejuízos significativos na vida do indivíduo (p.e. financeiros), se existem sintomas psicóticos ou necessidade de hospitalização. Se sim, então estamos falando de mania.

Além disso, a mania deve ocorrer com duração mínima de uma semana, enquanto que a hipomania deve ocorrer por quatro dias consecutivos.

Ficou claro? Na dúvida, deixe um comentário

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *